Grand Estaca prancha
/ Notícias / Instalando uma parede de corte de Estaca prancha para diminuir o vazamento através de uma barragem

Instalando uma parede de corte de Estaca prancha para diminuir o vazamento através de uma barragem

O excesso de vazamento através da barragem de Vojmsjon no rio Angermanalven na Suécia levou o proprietário a considerar uma renovação. A barragem do aterro da terra vazou desde que foi concluída em 1950, mas o vazamento aumentou nos últimos anos, com 20 litros / segundo de água escorrendo através da barragem quando o reservatório está cheio. Para lidar com esta situação, Vattenregleringsforetagen escolheu instalar uma parede de corte de Estaca prancha com um sistema de bloqueio.

Compreender a situação

A Vattenregleringsforetagen é responsável pela regulação da água para geração de energia na parte norte da Suécia. Em seis rios, a empresa gerencia controle de água em 130 reservatórios com um volume total de 20 bilhões de metros cúbicos. Este regulamento fornece a capacidade de produzir 16,7 TWh de energia anualmente.

As opções consideradas incluíram a instalação de pólos secantes, usando jato de jato, uma solução combinada consistindo de uma parede de aço estaca prancha e jateamento e a instalação de uma parede de corte estaca prancha perfurada com um sistema de bloqueio. O uso de pólos secantes foi considerado muito caro. Uma grande desvantagem com o jateamento é o efeito de sombra que pode ocorrer se grandes pedregulhos estiverem presentes. Isso resultaria em selagem insuficiente da barragem.

Realizando o trabalho

Uma parede de corte de Estaca prancha perfurada de 170 metros está sendo instalada com um sistema de bloqueio para garantir a estanqueidade. A maior profundidade de perfuração é de 13,5 metros.

O sistema de invólucro para o trabalho era um muro SR / SF Robit Pile 324, e a parede Estaca prancha era um sistema de bloqueio Ruukki. As pilhas foram perfuradas e esvaziadas, depois preenchidas com uma mistura de pasta de cimento / concreto e bentonite. A finalidade desta suspensão era vedar sob as pilhas e proteger as pilhas do desenvolvimento da corrosão.

Algumas situações inesperadas encontradas durante o trabalho de reparação incluíram o fato de que as estacas de perfuração de 2 a 3 cm de tamanho não foram levantadas juntamente com a água de retorno subindo das pilhas. O volume deste material era de cerca de 100 litros para um furo de 13,5 metros. Como era importante que as pilhas estivessem completamente vazias, esse material teve que ser evacuado por sucção depois.

Depois de concluído o trabalho de vedação, o vazamento parece ter estabilizado cerca de metade do nível experimentado antes da operação de vedação. No entanto, é necessário um período de tempo mais longo para ter certeza dos resultados da reabilitação.

Lições aprendidas

É importante realizar medições geológicas / levantamentos do corpo da barragem antes do início do trabalho real de reabilitação. Isso é necessário para evitar subestimar o desgaste no equipamento de perfuração. Além disso, porque as conseqüências de não cumprir o plano de tempo neste projeto de reabilitação de reservatório / barragem podem ser severas, garantindo disponibilidade de peças sobressalentes e estimando o consumo de peças sobressalentes para o equipamento de perfuração é crucial.

Este artigo vem da edição do hydroworld editada