Grand Estaca prancha
/ Notícias / Estabilidade da Fundação Breakwater Reforçada com Estacas Pranchas de Aço sob Carregamento Dinâmico

Estabilidade da Fundação Breakwater Reforçada com Estacas Pranchas de Aço sob Carregamento Dinâmico

Estruturas à beira-mar, como quebra-mar, dique costeiro, paredão, etc., sofrem sérios danos causados ​​pelo terremoto e pelo tsunami. Os quebra-mares são projetados para proteger o litoral e o porto do efeito de devastação da onda e da corrente do tsunami, absorvendo a energia das ondas e reduzindo o overtopping. O porto de Kamaishi (Prefeitura de Iwate, Japão) sofreu fortes causalidades devido ao Grande Terremoto do Leste do Japão em março de 2011, principalmente devido ao dano causado pelo colapso do quebra-mar. Por outro lado, a mitigação do desastre composto devido a futuros terremotos previstos, como o terremoto de Tokai, o terremoto de Nankai e o terremoto de Tonankai-Nankai é um assunto de grande preocupação. A estabilidade e o desempenho seguro do quebra-mar são muito importantes para a proteção das estruturas e da população que vive próximo ao litoral. É, portanto, necessário desenvolver uma nova técnica de reforço resistente a terremotos e tsunamis para fundações de quebra-mares que tornarão o quebra-mar resiliente contra as forças do terremoto e do tsunami.

Este artigo propõe uma técnica de reforço eficaz para a fundação de um quebra-mar, que fornece resiliência ao quebra-mar contra o terremoto e o tsunami.

A técnica envolve o uso de Estacas Pranchas de Aço e monte tipo gabião (cascalho envolto em malha de arame de aço), que é eficaz na prevenção de subsidência de quebra-mar e deslocamento horizontal. Como parte do estudo, foi realizada uma série de testes de agitação em 1g de campo gravitacional e, através dos ensaios, evidenciou-se o efeito de reforço nas Estacas Pranchas de Aço e gabião sob o terremoto e sua influência no desempenho do quebra-mar.

Este artigo vem de edição do portal de pesquisa