Grand Estaca prancha
/ Notícias / Estudo numérico de Estacas pranchas ancoradas submetidas a diferentes tipos de aterro arenoso

Estudo numérico de Estacas pranchas ancoradas submetidas a diferentes tipos de aterro arenoso

Um estudo numérico paramétrico utilizando o programa de elementos finitos de PLAXIS foi realizado em sistemas simples e duplos ancorados Estacas pranchas usando diferentes tipos de aterro arenoso (areia solta, média e densa). Este estudo numérico objetivou avaliar a variação dos valores máximos de momentos fletores e forças âncoras exercidas no Estacas pranchas.

Essa avaliação foi afetada pela variação de alguns parâmetros, como a profundidade embutida, as posições das hastes de ancoragem, tanto a haste superior quanto a inferior, e a rigidez à flexão da parede Estaca prancha. Para todos os casos, uma carga de faixa de sobretaxa de diferentes valores cobrindo uma largura de cerca de 0,5 da altura livre (h) foi colocada a uma distância livre de 0.20h de distância da parede de Estaca prancha.

Além disso, o efeito da pressão da terra devido ao peso próprio do solo de aterro e da sobretaxa foram considerados. Os resultados do estudo indicaram que as forças desenvolvidas nas hastes inferiores são sempre superiores às desenvolvidas nas hastes superiores. O valor mais alto do momento de flexão máximo alcançado na parede mais rígida Estaca prancha. Finalmente, na parede Estaca prancha de ancoragem dupla, os valores mais baixos de forças de ancoragem e de momentos de flexão máximos foram alcançados na maior densidade do solo.

Este artigo vem de edição sciencedirect lançado